Histórias (d)Os Chicos do São Francisco

Os Chicos

Gustavo Nolasco e Leo Drumond - Caixa D'Água da Velha Remanso-BA.

“Projeto de mineiros documenta a cultura oral das comunidades do rio São Francisco” (Blog do Governo do Estado de Minas Gerais – mg.gov.br/blog)

Desde o falecimento de minha mãe em setembro de 2009 não escrevia no meu blog, talvez esperando por um momento como o que passei com a chegada de Leo e Gustavo (Os Chicos) a Remanso. Deu uma chacoalhada na minha vida e espero que não pare mais… Mas vamos ao que interessa:

Sexta e sábado (16 e 17 de abril, 2010) estiveram em Remanso o jornalista Gustavo Nolasco e o fotógrafo Leo Drumond. Companheiros de jornadas passadas os mineiros de Belo Horizonte se juntaram novamente e estão numa longa jornada por diversas cidades às margens do Rio São Francisco registrando em fotos e entrevistando diversos ribeirinhos que têm o nome de Francisco ou Francisca – Os Chicos.

O projeto Os Chicos visa mostrar a cultura oral das comunidades do Rio São Francisco e está sendo documentado no blog oficial www.oschicos.com.br e no sítio da Agência Nitro, http://agencianitro.com.br. Como diz Gustavo: “Sempre fala-se muito do rio, da sua transposição e esquecem os moradores. É como se o rio existisse por si só, como se andasse sozinho e as pessoas não ajudassem a fazer a história”. Pensando nisso, decidiu que o diferencial do projeto seria mostrar quem são essas pessoas (http://blog.mg.gov.br/os-chicos-do-rio-sao-francisco/).

Making Of - Os Chicos, Remanso-BA.

Em Remanso o personagem escolhido para entrevista foi o nosso querido Francisco Pereira Gomes, o famoso Chicoteca, que contou histórias da sua vida ligadas às suas atividades na velha e na nova Remanso. Foram momentos muito interessantes que provocaram muitas risadas e que, com certeza, poderão fazer brilhar o nome de Remanso na obra de Léo e Gustavo.

Gustavo Nolasco e Chicoteca - Remanso-BA

A viagem está sendo feita de carro em duas etapas. A primeira aconteceu entre setembro e outubro de 2009 de Petrolina à foz do rio entre os estados de Sergipe e Alagoas, e a segunda começou semana passada em Juazeiro, passando por Sobradinho, e depois com a marcante passagem por Remanso, na Bahia, e seguirá passando por diversas cidades ribeirinhas até chegar às nascentes no Estado de Minas Gerais, totalizando 2700km de viagem.

"Chicoteca" e Leo Drumond, Remanso-BA.

No meu flickr: www.flickr.com/tovinhoregis tem mais fotos do making of das entrevistas com Chicoteca em Remanso.

Parabéns aos amigos Gustavo e Leo pelo excelente trabalho.

Leo Drumond fotografando Chicoteca na prainha.

Anúncios

Um comentário em “Histórias (d)Os Chicos do São Francisco

  1. Tovinho,

    eu e Leo não temos palavras para te agradecer. Chicoteca, com certeza, está entre os 5 melhores personagens que já entrevistamos. E Remanso, graças a você e sua família, está no meu coração para o resto da vida!!!!
    Ainda quero levar minha mulher e minha filha para cohecer Remanso e vc.

    E falo uma coisa: se cada cidade da beirada do Velho Chico tivesse um Tovinho, o projeto Os Chicos nem precisaria existir, já que Remanso deve muito da documentação de sua história a você, meu novo/velho amigo!! Abraço e continue firme no blog (que está excelente)!!

    PS: Agora me lembro bem que já tinha visitado seu blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s