Ricúpero, o papa da mídia no Brasil

Para ajudar a esclarecer como funciona a “liberdade de imprensa” no Brasil e contribuir com o debate eleitoral de 2010, coloco, na íntegra, o post do blog Tijolaço, de Brizola Neto: http://www.tijolaco.com (faltando apenas o vídeo)

Vocês lembram do Rubens Ricúpero, aquele ministro que ajudou a primeira eleição de Fernando Henrique que foi flagrado pela parabólica dizendo que “o que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde”?

Os jornais brasileiros funcionam assim: o que é ruim a gente mostra, o que é bom a gent esconde.
Reproduzo aí ao lado (acima) o título de matéria publicada pela BBC: OIT (Organização Mundial do Trabalho) elogia mudança do Brasil no combate ao trabalho infantil. Diz que o Brasil – que já fazia grandes esforços no setor – a gente aqui não esconde só porque era Governo FHC –   passou, a partir de 2006, de beneficiário do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) para um provedor de assistência para outros países.

E, tornou-se, diz o diretor-geral da OIT, Juan Somavia,  um “líder” na cooperação entre os países em desenvolvimento que, segundo ele, se tornou uma máquina para ações em questões globais, como o trabalho infantil.

Abaixo dela, veja agora , a matéria do G1sobre o mesmo relatório de onde a BBC tirou a informação. Reproduz o  que foi o Jornal da Globo, cujo vídeo está lá em cima, para você conferir. Lá no final, de passagem, rapidinho, falam do elogio da OIT ao Brasil, emendando, rapidamente um “mas alertou (a OIT) que são necessários mais esforços na África”.

Talvez não seja muita supresa, porque a gente sabe que a Globo é uma empresa que só torce pelo Brasil na hora de vender as cotas de patrocínio da Copa. Quanto ao mais, ela distorce.

Mas o resto mídia simplesmente omitiu a notícia, exceção feita ao Estadão, que reproduziu, sem destaque, a máteria da BBC. Na Folha, o jornal impresso nada traz e, para não voltar a desculpa do horário, conferi a a edição 0nline, onde também não há qualquer chamada até o momento em que escrevo, 10:30h. Como não há, no jornal impresso, qualquer menção à nota publicada às 18:20h de ontem informando que Lula vai receber da ONU o prêmio de “campeão mundial na luta contra a fome”- que  será entregue na próxima semana pela diretora executiva do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, Josette Sheeran.

A única liberdade que a grande mídia quer é a de só dizer o que lhe convém.

PS. Este post foi apagado, não sei se por engano meu ou por falha do programa. Tenho um amigo que diz que computador é algo que ainda não acabaram de inventar. Não sei se ele está certo. Sei que eu estou muito longe de aprender.Mas sei também que a solidariedade aqui não falha. Vários comentaristas ajudaram e o Helder, com seu ótimo blog O Leão do Norte, tinha reproduzido. Obrigado a todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s