Ciclista juvenil de Remanso é destaque na XXII Copa Nordeste de Ciclismo!

O ciclista juvenil remansense, Filipe Santana de Oliveira, foi um dos destaques da XXII Copa Nordeste de Ciclismo 2010 pela equipe da Federação de Ciclismo do Piauí / Seleção Piauiense de Ciclismo.

A competição teve a participação de 210 ciclistas de nove delegações e foi realizada entre os dias 14 e 16 de maio, na cidade de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte. A Copa Nordeste faz parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo e teve a organização da Federação de Ciclismo do Rio Grande do Norte, com patrocínio do Banco do Brasil.

Filipe no pódium com a bandeira do Piauí - medalha de ouro no Um Contra o Relógio.

Filipe, medalha de bronze na Prova de Resistência.

O jovem ciclista remansense ganhou a medalha de ouro na modalidade Um Contra o Relógio – CRI, com tempo total de 8min36s110, para uma distância de 7km e a uma velocidade média de 48,817km/h, e a medalha de bronze na Prova de Resistência, com tempo total de 1h16min39s930, num percurso total de 39,6km, 11 voltas e andando a uma média de 30,992km/h, ambas na categoria juvenil. Esta prova foi vencida pelo atleta da Federação Cearense de Ciclismo, José Flávio de Almeida Filho, com o tempo total de 1h16min39s331, com velocidade média de 30,996km/h para as 11 voltas.

Valfredo, medalha de bronze, comemora com a bandeira do Piauí.

Valfredo de Maceno é medalha de Bronze na categoria Master B2.

Valfredo cruzando a linha de chegada pela categoria Master B2.

Valfredo de Maceno foi terceiro colocado e ganhou a medalha de bronze na Prova de Resistência, categoria Master B2, de 45 a 49 anos, com tempo total de 1h30min36s545, percorrendo a distância de 46,800km a uma velocidade média de 30,990km/h em 13 voltas. O vencedor desta prova foi o atleta da Federação Cearense de Ciclismo, José Pedro Araújo dos Santos, com tempo total de 1h27min42s080, fazendo uma média de 32,018km/h nos 46,800km do circuito.

Classificação Final por Equipes

A seleção baiana foi a campeão da XXII Copa Nordeste de Ciclismo 2010 com um total de 74 pontos, tendo a Seleção Paraibana como segundo colocada com 68 pontos e a Seleção Sergipana com a terceira posição, com 60 pontos. Veja a classificação final:

Você deve estar se perguntando o por quê da participação dos nossos atletas pela Federação Piauiense de Ciclismo… Não é por nenhuma rixa ou desavença com a Federação Baiana. O que acontece é que para participar pela Bahia os nossos atletas teriam que participar das disputas pelo Estado todo, o que seria praticamente impossível devido à falta de recursos e às grandes distâncias para participar das competições. Valfredo já vinha competindo há algum tempo pela Federação Piauiense na categoria Master B2 e, como não havia competidor na categoria de Filipe pela Federação Piauiense, ele foi federado e participou na categoria Juvenil pela Seleção daquele Estado.

Ouro e bronze para Filipe.

O ciclismo em Remanso está crescendo muito, com vários jovens participando dos treinamentos diários e vitórias como essas dos nossos ciclistas fazem aumentar ainda mais o interesse dos nossos atletas pelo esporte.

Outras fotos dos campeões.

Felipe é um garoto pobre, filho de Cristino Araújo Oliveira e Angela Maria Sousa Santana, e mora no Sítio Progresso, na Fazenda Tanquinho, próximo ao povoado do Novo Marcos, no município de Remanso. Todos os dias ele vem do sítio para treinar junto com a equipe da Ramona Móveis e com outros ciclistas remansenses que, devido a uma a falta de uma estrutura melhor, treinam diariamente no aeroporto de Remanso, sempre depois que o avião que transporta os malotes do Banco do Brasil parte. É um garoto que tem tudo para ter um futuro promissor no ciclismo regional e até no nacional.

Filipe (de verde e amarelo) iniciando a sua fuga.

O Brasil tem um potencial imenso para o despontar de grandes atletas, como parece ser o caso do nosso Filipe. É hora de se pensar em políticas de estímulo e desenvolvimento do esporte, no caso aqui o ciclismo, criando mecanismos de patrocínio e bolsa-atleta, como o que existe no governo Federal, criado pelo Presidente Lula. É de fundamental importância a participação do poder público em programas de incentivo aos atletas, principalmente em cidades de pequeno porte, como é o caso de Remanso, porque não há grandes empresas por estas bandas com capital suficiente para bancar um atleta para participar das diversas competições pelo Brasil a fora.

Aqui no Brasil ainda é irrisória a participação de empresas e universidades na manutenção de atletas nos moldes do que acontece nas grandes potências esportivas. Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma grande competição entre as universidades, no sentido de ter entre os seus alunos os melhores atletas em diversas modalidades e são realizados grandes campeonatos entre times universitários.

É isso aí, Filipe e Valfredo. Remanso agradece a vocês pela grande vitória, mesmo não sendo pela Seleção da Bahia, mas temos certeza de que vocês foram muito bem acolhidos na Seleção Piauiense.

A comemoração foi no Mocotó & Cia, nosso ponto de encontro, com muita Coca-Cola.

Hoje, ao chegar em Remanso, Filipe e Valfredo foram acolhidos pelos atletas que ficaram aqui torcendo por eles e saíram em carreata pelas principais ruas da cidade.

Carreata em homenagem aos nossos ciclistas.

Os pais de Filipe estavam transbordando de felicidade.

Momentos de Filipe com a família em Remanso e com a bicicleta em Natal-RN.

Faço aqui um agradecimento especial ao Valfredo pelo estímulo que tem dado aos ciclistas de Remanso.

Filipe e Valfredo sendo recepcionados pelos companheiros de pedalada.

Seleção Piauiense de Ciclismo - XXII Copa Nordeste de Ciclismo. Valfredo é o quarto, em pé, e Filipe é o segundo agachado.

Cartaz da XXII Copa Nordeste de Ciclismo.

Parabéns e continuem com essa determinação.

Anúncios

5 comentários em “Ciclista juvenil de Remanso é destaque na XXII Copa Nordeste de Ciclismo!

  1. Tovinho,

    O esporte de Remanso está de parabéns, principalmente o ciclismo. É isso aí FELIPE e VALFREDO, vocês estão de PARABÉNS!!! Continuem assim. Espero, também, que vocês consigam um patrocínio dígno para que possam se dedicar mais ao ciclismos e quiçá possam participar de outras competições em outras regiões do País e quem sabe até no exterior.
    Quero ver o Felipe na OLIMPÍADA, este garoto tem futuro!

    Parabens e Felicidades pra vocês!

    Zé Marcelino Régis

  2. Tovinho,

    O esporte de Remanso está de parabéns, principalmente o ciclismo. É isso aí FELIPE e VALFREDO, vocês estão de PARABÉNS!!! Continuem assim. Espero, também, que vocês consigam um patrocínio dígno para que possam se dedicar mais ao ciclismo e quiçá possam participar de outras competições em outras regiões do País e quem sabe até no exterior.
    Quero ver o Felipe na OLIMPÍADA, este garoto tem futuro!

    Parabens e Felicidades pra vocês!

    Zé Marcelino Régis

  3. COMO PRESIDENTEE DA ASSOCIAÇÃO DE CICLISTAS E CORREDORES DE RUA SANTAMARIENSES, VENHO PARABENIZAR A EQUIPE DE REMANSO PELO SUCESSO OBTIDO NA COPA NORDESTE DE CICLISMO, EM ESPECIALMENTE O JOVEM FELIPE PELO SEU TALENTO, SIGA EM FRENTE VOCÊ VENCERÁ. E APROVEITO INFORMANDO AS PROVAS QUE IRAO ACONTERCER AI ESTE ANO.

    MANOEL DE OLIVEIRA SANTOS
    PRESIDENTE DA ACCRS -SANTA MARIA DA VITÓRIA-BA.

    • O Felipe já o conheço pois participou da 3 Corrida Pedro Tomaz em 2009. Dentre todos os atletas ele obteve o melhor tempo mesmo sendo um garoto de 15 anos. Este garoto tem muito fturo. Aproveito a oportunidade para convidá-los para a 4 edição da corrida Pedro Tomaz, a maior do Piaui (15 de novembro). Temos alojamento gratuito e premiação para diversas categorias. Espero contato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s