Quadrilha de São João – Juma 2010.

Mais uma vez a Juma movimentou as ruas de Remanso com a sua quadrilha de São João. Depois de percorrer algumas ruas da cidade, a quadrilha chegou à praça da Igreja Matriz, ao lado da Prefeitura Municipal, e com cada par em seu lugar foi iniciada a parte principal da dança.

A noiva "de buxo" e o noivo enrolão formam o principal par da quadrilha...

A quadrilha de São João representa uma festa de casamento e o casal de noivos é quem puxa toda a dança ao ritmo do mais tradicional forró nordestino. São vários passos que, como manda a tradição de São João e São Pedro, fazem a aproximação entre o rapaz e a moça. É uma dança “casamenteira”. É o “vira-beiju”, o “dancê”, a visita de pares, o caminho da roça, a troca de pares, tudo sempre estimulando as diversas formas de “cantadas”. Muitos casais iniciaram suas vidas a dois a partir de uma quadrilha como essa. E VIVA SÃO JOÃO E SÃO PEDRO.

...que tem muitos passos, como o "passeio à cidade"...

...o "vira beiju"...

...e o túnel.

Mais fotos da Juma:

Belas damas em busca dos cavalheiros...

...e como tem damas sem cavalheiros...

...que de vez em quando aparecem...

...é tanta mulher que até parece o clube da Luluzinha. rsrs

Abatidos pelo cansaço.

Confraternização após a quadrilha

Terminada a quadrilha, a turma foi comemorar na AABB ao som da Banda Sensação Musical. Fiquei um pouco triste pelo fato da festa não ter sido no ritmo do forró. Foram tocadas três ou quatro forrós e mudaram para os “rebolations” da vida. É uma pena, porque a gente passa o ano inteiro ouvindo axés, pagodes e outras músicas do gênero e quando chega no São João… Sei não… Sempre preferi “…o bole, bole, o mexe, mexe, e o remelexo…”, dançando bem juntinho e devagarinho, bem agarradinho, “relando buxo” ao som da sanfona, do zabumba e do triangulo “sem ninguém dar fé”. É muito mais gostoso, mas a juventude prefere o “rebolation”… Fazer o que?!?! Sei que não é culpa da Banda (ou será que foi?), pois estava com um repertório de forró bem ensaiado e tocaram bastante uma semana antes no Forró da Família. Eu prefiro o agarradinho, eles parecem preferir o “afastadinho” (como é que pode?).

O forró se dança agarradinho, mas eles querem o "afastadinho".

Mais damas sem cavalheiros (rsrs).

Levei a câmera para a AABB, mas fiquei sem jeito de sair tirando fotos. É um tipo de festa que a garotada prefere ficar bem à vontade e por isso evitei o quanto pude fazer os meus cliques. Fiz apenas algumas fotos de plano geral e as que foram solicitadas pelos garotos e garotas.

Podes crer... aí não é forró. Eu tava lá e vi. rsrs

É isso aí… Agora é só esperar o Forrofolia (ou o São Julho) que começa dia 02 de julho. Estarei lá para clicar tudo.

Mais fotos da Juma você vê em http://www.flickr.com/tovinhoregis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s