Baú de Leitura em Remanso.

Na última sexta-feira, 04/01, aconteceu na Biblioteca Municipal Délio Ledoux a apresentação do Baú de Leitura, um projeto que está sendo realizado através de uma parceria entre as Secretarias da Educação do Estado da Bahia e do município de Remanso e o MOC – Movimento de Organizações Comunitárias. O principal objetivo do Baú de Leitura e estimular os estudantes a praticar a leitura de forma prazerosa e com muito ludismo, contextualizada com as crianças e adolescentes.

Este é um projeto muito importante e tem contribuído muito para a melhoria da qualidade da educação e tem ajudado na redução da evasão escolar, porque as aulas tornam-se muito mais prazeirosas para os estudantes que estão numa fase importante do aprendizado. Alem disso, o projeto é realizado de forma participativa, envolvendo a família e a comunidade, com foco em crianças de 6 a 16 anos.

Além da leitura, são realizadas atividades de desenhos, dramatizações, teatro de fantoches, paródias, poesias, músicas e textos. Após as atividades, os educadores aprofundam a estória com os alunos, contextualizando-a ou colocando-a na relação com o mundo e com a realidade local.

O Baú de Leitura está inserido na Proposta da Educação Contextualizada para Convivência com o Semi-Árido Nordestino.

Os livros do projeto são selecionados para possibilitar uma aproximação com a região, valorizando o ecossistema, a cultura, a poesia, o teatro, a música, o jeito de ser e de viver da região.

Depois da apresentação dos trabalhos do projeto no ano de 2010 pela coordenadora do projeto, a professora Neila Régis, foram feitas apresentações de slides, com comentários da professora leitora Cássia. Os professores Norberto e Maria Ilza apresentaram a história “O Vestido”.

Na segunda parte tivemos a estória apresentada pela boneca Teteia e algumas músicas com letras modificadas para o projeto Baú de Leitura e algumas músicas infantis, provocando a participação do público presente.

A boneca "Teteia" apresentou as estórias da noite.

A professora Lilian fez os agradecimentos e, para encerrar, o Hino Nacional foi cantado por Leidiane, com o acompanhamento do berimbau tocado pelo professor Marcelo e alguns alunos de capoeira.

Textos são apresentados em forma de peças teatrais.

Público é chamado a participar dos trabalhos apresentados.

Apresentação do Projeto Baú de Leitura, 2011.

Parabéns à Coordenadora Neila Régis e à Secretaria da Educação pelo evento e pela participação ativa no Baú de Leitura.

Vajam mais algumas fotos:

Bom comparecimento do público.

A flor e a boneca Teteia.

A formiguinha leitora.

O grilo fez sucesso junto ao público.

Artistas da peça do Baú de Leitura.

Teatro de fantoches e a boneca Teteia.

Interação com o público.

A coordenadora do Baú de Leitura em Remanso.

Professoras leitoras do Baú de Leitura.

Anúncios

5 comentários em “Baú de Leitura em Remanso.

  1. Gostaria de parabenizar os professores Norberto e Diego e as professoras Terezinha, Cássia, Aristéa, Juliana, Lilian, Maria Ilza, Gildete e Pedrina pelo belo trabalho que estão realizando com o Baú de Leitura. Educação de verdade é fazer o outro brilhar, lembram? Vocês estão fazendo os seus alunos brilharem quando dão oportunidade de fazerem na escola e na comunidade deles o que vocês fizeram para os professores e comunidade remansense. Vocês brilham, quando seus alunos brilham, quando fazem os seus alunos aprenderem a ler o mundo, num sentido amplo, de leitura e escrita, de conhecimento e entendimento das coisas, de pensamento e lógica…vocês demonstram no trabalho com o Baú de Leitura que pode-se promover a aprendizagem de maneira divertida, com arte, música…mas também com experiências, estudos, concentração e dedicação. Grande abraço, vocês fazem parte das minhas conquistas no trabalho, obrigada!

  2. adorei o site.mas gostaria que vc me enviasse um contato pra que eu possa falar com o antonio filho do ex veriador lameuzinho.obrigada.rosangela

  3. E aí, bauzeiras de Remanso?
    Parabéns pela apresentação do Baú de Leitura, amei a apresentação postada em fotos no blog.
    É disso que a educação precisa, de professores comprometidos com o que faz.
    Aqui em Ribeira do Pombal, também fazemos sucesso com o baú. E somos chamadas assim: bauzeiras de Pombal.
    Até breve!!!!!!!!!
    Continuem na luta.

  4. olá colegas bauzeiras ,parabens pelo sucesso, adorei vcs ficaram muito bem a bonequinha, entao nem se fala,e batatinha kkkkbjs em breve nos veremos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s