9ª Semana de Museus em Remanso.

Ontem, 18/05, aconteceu na Câmara Municipal de Remanso a Apresentação da Dissertação de Mestrado do professor Edcarlos Mendes sobre a mudança da velha para a nova cidade de Remanso. A palestra fez parte da programação da 9ª Semana de Museus – Museu e Memória, de 16 a 22 de maio, que está sendo realizada em várias cidades do Brasil. Aqui na nossa região apenas o Museu do Sertão Antônio Coelho, em Remanso-BA, e o Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato-PI, estão participando da 9ª Semana Nacional de Museus.

Professor Edcarlos Mendes apresentando sua Dissertação.

Marisa Muniz faz relançamento do livro Remanso, Pedaço de um Chão II.

Aqui em Remanso, além da palestra de Edcarlos Mendes, tivemos o relançamento do livro Remanso, Pedaço de um Chão II, de Mariza Muniz, que aconteceu na Câmara Municipal de Remanso, logo depois da palestra de Edcarlos. Foi um evento que contou com a participação da comunidade, de forma especial os alunos do Colégio Reitor Edgard Santos, e a participação do vice-prefeito Hugo Régis, que falou da importância que o Museu Antônio Coelho tem para a memória do povo de Remanso e também da grande contribuição que Marisa Muniz tem dado para a preservação e crescimento do acervo do museu. Hugo Régis também falou do livro de autoria de Marisa Muniz e da importância que o mesmo tem no sentido de trazer para a comunidade remansense as histórias e causos dos antigos moradores de Remanso.

Remanso, Pedaço de um Chão II, livro de Marisa Muniz.

O vice-prefeito Hugo Régis falou da importância do Museu e do Livro de Marisa Muniz.

O plenário da Câmara Municipal ficou lotado.

A programação segue até dia 21/05, com exposição do acervo do Museu do Sertão Antônio Coelho, que acontece hoje, 19/05, na Praça Manoel Firmo Ribeiro, a partir das 17 horas; na sexta-feira teremos a oficina “Sabores e saberes da tapioca”, onde será realizado um resgate da memória culinária local, a partir de produtos derivados da tapioca, na casa de Marisa Muniz. As inscrições para a oficina devem ser feitas no Museu e as vagas são limitadas. A oficina será das 16 às 18 horas. No sábado teremos um colóquio sobre as Memórias Políticas de Remanso, com a participação de lideranças políticas que estiveram à frente do poder local durante a mudança da cidade para a nova sede. O colóquio acontecerá na Câmara Municipal de Remanso, das 16 às 18 horas.

O Museu do Sertão Antônio Coelho está disponível à visitação pública nos seguintes horários: Segundas, Quartas e Sextas, das 9 às 11 horas e das 15 às 17 horas. Endereço: Rua Cel. Francisco Leobas, 368 – Quadra 10, Remanso – Bahia.  Telefone: (74) 3535-1230. O ingresso custa R$ 2,00 e o estudante paga apenas R$ 1,00. Site: http://museudosertaoderemanso.blogspot.com. E-mail: museudosertaoderemanso@gmail.com.

Veja mais algumas fotos:

Professor Edcarlos Mendes fala sobre a Velha Remanso.

Flashes da palestra na Câmara Municipal de Remanso.

Prof. Edcarlos Mendes, estudantes e Vice-prefeito Hugo Régis.

Lise Guimarães foi a mediadora da palestra do Prof. Edcarlos Mendes.

Estudante na palestra do Prof. Edcarlos Mendes.

Uma presença importante na palestra.

Denise Reges, Lise, Neila Régis, Marisa Muniz, garoto, Aninha Muniz, Hugo Régis e Edcarlos Mendes.

Edcarlos Mendes, Lise Guimarães, Marisa Muniz, garoto e Aninha Muniz.

Anúncios

Um comentário em “9ª Semana de Museus em Remanso.

  1. Oi Tovinho, fico muito feliz toda vez que venho em seu blog e vejo que a cada dia Remanso esta se desenvolvendo cada vez mais, fico aqui de longe muito feliz em ver o desenvolvimento de Remanso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s