CILISTAS DE REMANSO PROIBIDOS DE PARTICIPAR DE CORRIDA EM SÃO RAIMUNDO NONATO-PI

Ciclistas remansenses protestaram contra decisão dos organizadores da prova de ciclismo ocorrida em São Raimundo Nonato, Estado do Piauí, no último dia 26 de junho de 2011, em comemoração ao 99º aniversário da cidade. Remanso, no Estado da Bahia, fica a aproximadamente 100 km de São Raimundo Nonato e sempre houve, e ainda há, uma forte ligação entre as duas cidades, seja no esporte, nas festas ou na escolha de filhos de ambas as cidade em morar numa das duas. Tem muita gente de Remanso que estuda em São Raimundo ou de São Raimundo que estuda em Remanso. São muitos os casais formados entre nascidos nas duas cidades. Todo ano tem time de futebol de Remanso participando de campeonatos nas cidades que fazem parte da microrregião de São Raimundo Nonato, sem que haja quaisquer tipos de restrição. A integração é total.

Felipe Santana e Valfredo de Maceno com os uniformes da Sel. Piauiense de Ciclismo.

Dentre os atletas remansenses que tentaram fazer inscrição, dois deles, Valfredo de Maceno (veterano) e Felipe Santana (juvenil), disputaram a Copa Nordeste de alguns anos representando a Seleção do Estado do Piauí, inclusive Felipe ganhou medalha de ouro e uma de bronze pela seleção piauiense na Copa Nordeste de 2010, realizada em Natal, no Rio Grande do Norte. Valfredo de Maceno foi medalha de bronze na mesma competição na categoria Master.

É um fato triste, porque não se deve alimentar este tipo de situação, provocando um sentimento de revanchismo entre os esportistas das duas cidades. Todos os anos Remanso tem feito a já tradicional corrida ciclística para comemorar o aniversário da cidade e tem vindo atletas de várias cidades dos Estados vizinhos. Sempre tem atletas do Maranhão, do Piauí, do Pernambuco e da Bahia. Já participaram inclusive atletas do Ceará. Isto é importante para que haja um melhor intercâmbio entre atletas de várias categorias e é o que tem feito MELHORAR MUITO a performance dos atletas remansenses. PONTO NEGATIVO para os organizadores, ainda mais quando o evento é realizado com verbas públicas. Esperamos que nas próximas competições o bom senso esteja acima de quaisquer atitudes menores.

Artigos do edital que restrigem a participação de "estrangeiros".

Quem quiser ler o regulamento (onde consta a restrição mostrada na imagem acima) é só seguir o link: http://www.semecsrn.com.br/05_Maio/concursos-folguedos.html.

Abaixo a nota pública dos atletas remansenses:

“Vivemos num país livre, onde a democracia deve estar presente em todo o território nacional. Todos temos deveres e direitos iguais, independentemente de cor, crença, sexo, condição social ou financeira. Infelizmente algumas situações deixam a desejar no que diz respeito a esse direito. Organiazdores de prova de ciclismo no interior do estado do Piauí, na cidade de São Raimundo Nonato, impõem uma proibição aos ciclistas de Remanso na participação da referida prova. Nós, ciclistas remansenses ficamos sem entender tal proibição, tendo em vista que a organização do evento foi realizada com verba pública, não se trata de um evento particular. Esse bairrismo, ou seja lá que nome se queira dar, não deve acontecer, e, ainda mais se tratando de cidades vizinhas, onde existe tanta troca cultural e de amizade. Lamentamos que fatos como esse ocorra no nosso país e na nossa região. Queremos ainda salientar que qualquer evento desse tipo que venha ocorrer na nossa cidade estará sempre aberto pra qualquer ciclista de qualquer recanto do mundo, pois entendemos que a prática de esporte é uma forma de promover o companheirismo e a união entre cidades, regiões, estados, nações e continentes. Competição deve existir, rivalidade e revanchismo jamais.”

Anúncios

12 comentários em “CILISTAS DE REMANSO PROIBIDOS DE PARTICIPAR DE CORRIDA EM SÃO RAIMUNDO NONATO-PI

  1. Mesmo sem saber os motivos de tal proibição quero registrar a minha insatisfação e decepção com fatos como esses. Entendo que os nossos co-irmãos Remansenses devem ser tratados com mais respeito e companheirismo. Esses ciclitas já representaram o nosso Piauí em outros Estados, inclusive trazendo medalhas para o nosso Estado. Esperamos que os organizadores dos próximos eventos revejam suas atitudes ou então postem no idital da competição para que evitem esse tipo de constrangimento.

    “PEGOU MAL”

  2. Eu como Sanraimundense fiquei chocada com isso. É um ato de péssimo gosto. Realmente nós aqui temos muitas afinidades com os filhos de Remanso e nos consideramos irmãos. Fica aqui o meu repúdio.

  3. Quando for no carnaval vcs querem a presença de foliões de outras cidades pra trazer lucro para a cidade, engraçado hém, eu moro em SRN mais isso é uma vergonha….., vcs queriam que os foliões de SRN forem de SRN á Remanso e quando chegar lá forem proibido pular carnaval, banhar na prainha….

  4. Se pudessem colocar as fotos e reportagem que estavam postado em um site local, vocês entenderiam por que tanta restrição. só tinha o povo puxa saco do Padre, e as premiações tinham que ficar entre eles. na manchete tinha “iniciativa dos funcionários da Prefeitura ._Quem não viu precisam ver a performance de algumas pseudo-atletas, “só pra sair na foto” que ridículo!!!” KKKKKKKKK. as eleições estão se aproximando para se repensar em quem vamos por na foto por + 4 anos…

  5. Fazia era vergonha essa tal de maratona, uma mãpzinha cheia de verdadeiros puxa-sacos. Aquilo lá era competição? Era para continuarem a babaquice e o puxasaquismo ao atual gestor. Fiquei foi com vergonha dos competidores e dos prêmiozinhos xibungas…..kkk

  6. Sou Sanraimundense, e confeço estou com vergonha da minha cidade, é realemente uma injustiça o que fizeram, ultimamente aqui em SRN, não é mais aquela cidade que recebe todos de braçoes aberto não, como era antes, por isso venho aqui atravez desse comentario pedir desculpas. pelo o povo Sanraimundese, Não pelo organizadores do evento, o que eles fez foi muito errado. em Agosto é o Aniversario de Remanso quero ver se vai ter algum ciclista de SRN ai. um abraço a todos Remansenses….

  7. Jonathas Negreiros Silva diz: Eu como cicadão remansense, natural de São Raimundo Nonato, senti-me envergonhado com a atitude dos organizadores deste evento. Assim como acredito, que este seja o sentimento da maioria dos sãoraimundenses. Vivi por mais de dez anos na cidade de Remanso, onde fui acolhido como um filho daquela cidade e sempre procurei promover a integração entre estas duas cidades irmãs, é uma pena que algumas pessoas não entendam que estão no sentido contrario da estrada, deveriamos caminhar sempre, ou pedalar sempre em busca de mais tolerância. Abraço a todos !!!

  8. Sou remansense e sinto muito pela atitude dos organizadores do evento, pois como disse os colegas não devemos cultivar o revanchismo, imagine se os nossos vaqueiros, jogadores e motoqueiros não possam participar das competições em São Raimundo e vice-versa, será triste para as duas cidades. Sinto também pelos meus amigos Valfredo e Felipe que sempre se dedicam ao Piauí defendendo o estado pelo Brasil a fora, quando poderiam está defendendo a nossa Bahia.

  9. Isso não pode chamar de competição esportiva.
    Organizadores mediocre que fazem uso de uma atividade asportiva.
    Só para atender seus égos, não se importando com os demais.
    Atitudes como essa envergonha qualquer cidadão Sãoraimundense de bém.

  10. Os organizadores do evento não avaliaram bem a restrição que estabeleceram e suas consequências. Espero que isto não venha a interferir no bom relacionamento que sempre tivemos com o povo de Remanso. Lembro-me com saudade do intercâmbio cultural que o Mons. Nestor promovia entre os estudantes do Ginásio Dom Inocêncio e do Ginásio de Remanso. As equipes visitantes eram acolhidas em nossas casas com muita alegria, e o mesmo acontecia quando os estudantes sanraimundenses chegavam a Remanso. Construímos amizades para avida toda!

  11. SOU SANRAIMUNDENSE E PRATICAMENTE METADE DE MINHA FAMÍLIA RESIDE EM REMANSO,COMO IRMA,CUNHADOS TIOS,SOU IRMÃO DO WILSON(GALEGO QUE GANHOU ERRA CORRIDA NA CATEGORIA MASTER,LAMENTAMOS A DECISÃO DE DOS ORGANIZADORES E SABEMOS QUE ISSO PARTIU DE UM GRUPINHO ISOLADOS DE CICLISTAS.FICA REGISTRADA NOSSA LAMENTAÇÃO POR TAL ATITUDE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s