Desmontando a farsa das “mais de 10.000 pessoas” no comício de domingo.

No último domingo, 29/07, aconteceu o comício da coligação “Junto por Remanso” (Sic). O site do candidato divulgou imagens e estampou a manchete dizendo que foi o maior comício da história de Remanso e que teve um público de mais de 10.000 pessoas (por que será que eles não mostraram nenhuma foto tirada no sentido do Skala para o Canoa?!?!?!?). Sinceramente, nós já vimos comícios muito maiores realizados na Av. Eunápio Peltier de Queiroz e, mesmo lá, não chegou a 10.000 pessoas.
Bem, vamos ajudar o pessoal a fazer cálculo de público, o que envolve matemática básica, ensinada no ensino médio. Aliás, o candidato tem muitos parentes que são engenheiros e que têm demonstrado que são bons, porque nos últimos tempos a empresa deles vem ganhando várias concorrências aqui em Remanso (Construtora Mescla, aquela que derrubou as árvores da praça Machado de Assis clique aqui para ver), e poderiam ajudá-los a fazer este cálculo.

Área onde foi realizado o comício – Rua Rui Ribeiro, em frente ao Canoa.

Vamos lá: do bar Capitão Virculino até o restaurante Canoa são 76 metros (não precisa nem ir lá medir, porque o Google Earth nos ajuda nisso). Sendo bonzinho, vou usar a medida da largura incluindo as calçadas. Então, de um lado a outro da rua são 11 metros. Usando a nossa matemática básica para calcular a área envolvido temos: 76m X 11m = 836m² (oitocentos e trinta e seis metros quadrados). Se a gente se basear no número utilizado pela engenharia civil para determinar quantas pessoas cabem confortavelmente em um metro quadrado (que é de 5 pessoas por metro quadrado) teríamos: 5 X 836 = 4.180 (quatro mil cento e oitenta) pessoas. Mas vamos ser bonzinhos e utilizar o número que a polícia militar utiliza para calcular o número de pessoas na Estação da Sé no metrô de São Paulo e na hora do “rush”, que é a hora mais apertada (arroiada, como dizem por aqui) de 8 pessoas por metro quadrado: Teríamos 8 X 836 = 6.688 pessoas. Mesmo que fosse “arroiado” de gente, sem ter nem espaço para alguém caminhar, não daria 10.000 pessoas ali. Mas como a verdade das fotos, como a gente pode ver abaixo, não nos deixa mentir, a gente acredita que não chegou nem a 2.000 pessoas.

Vejam como estou sendo bonzinho com o pessoal da coligação.

Talvez os cálculos acima ajudem a coligação “Junto por Remanso” ser pelo menos um pouquinho mais humilde. Não esqueçam de que existem as tecnologias para nos ajudar a desmitificar ou acabar com as meias verdades (pra dar um termo mais bonitinho à palavra mentira) da referida coligação.

Ah, pelo jeito eles vão “emprenhar” as urnas, porque dizem lá que os eleitores vão votar no dia 6 de outubro. Veja foto abaixo:

Captura de tela do site da coligação “Junto por Remanso”(sic) (ato falho).

Anúncios

3 comentários em “Desmontando a farsa das “mais de 10.000 pessoas” no comício de domingo.

  1. Mas são bestinha, porque vcs não deixam a oposição de lado e cuidam apenas da sua, será que estão é com inveja, porque para ficar falando essas bobagens parece que é. E mais uma coisa eu quero ver o comício de vcs, assim sim vou poder tirar as minhas conclusões. Nun quer dizer que na rua do Canoa tinha 10.000 pessoas, esse número é em relação ao número de pessoas que tinha nas carreatas dos vereados, que modestan a parte parou a praça principal,e até teve uma aberturazinha com uns caminhões nun foi? PAREM DE FAZER ZUADA E TRABALHEM MAIS.

    • Você só está confirmando tudo, porque depois que cada vereador ia falando seus eleitores, que nem sempre são os mesmos do candidato a prefeito, iam pra casa e deixaram o candidato a prefeito falando praticamente sozinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s