Última noite do novenário de Nossa Senhora do Rosário

Dom José Geraldo, bispo de Juazeiro, Bahia.

D. José Geraldo, bispo da Diocese de Juazeiro, Bahia.

Hoje, 29/10, foi a última noite do novenário de Nossa Senhora do Rosário, em Remanso, Bahia. O tema foi:  “Nossa Senhora do Rosário, anima a juventude que se empenha por um mundo mais humano, justo e fraterno”. Como de costume, a última noite é dirigida pelo bispo diocesano, D. José Geraldo. Foram homenageados as Famílias, o ECC, as Comunidades do Interior, os Visitantes, Filhos(as) de Remanso residentes em outras cidades e os(as) Pescadores(as).

Representação da imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Representação da imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Como uma homenagem especial, vou deixar para vocês uma transcrição do sermão de D. José Geraldo, conforme o que consegui captar na gravação (que não estava muito boa, por sinal), mas vai como entendi e entrecortada por algumas fotos da noite:

“… nós pedimos a nossa mãe, Nossa Senhora do Rosário, que anime os jovens e as jovens que se empenham na confecção de um mundo mais fraterno mais humano e mais justo. É um sonho, na realidade, de todos nós.

O jovem, de modo especial, que olha para o mundo com a perspectiva de futuro, de esperança, de algo que vai acontecer, e de algo que muitas vezes tem medo que aconteça, um mundo que pode ser de esperança, um mundo que pode assustar. O mudo que em vez de ser fraterno é de ódio, um mundo que aparece muito mais desumano, porque não motiva, não valoriza não respeita os valores humanos. Um mundo injusto em que Prevalece a força em vez do direito, prevalece a violência em vez da paz e da fraternidade, esse mundo não é um mundo alheio, é o mundo nosso, o mundo no qual nós vivemos, ele é nosso e somos parte dele. Tem gente que tem medo do mundo, acha que todo o mundo é ruim. Existe uma visão pessimista do mundo. O  mundo é o terreno de Deus é a terra boa que somos nós, somos atores e protetores desse mundo no qual nós vivemos.

Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

O grande defeito, eu diria, religiosamente falando, o grande pecado que nós cometemos, é nós ficarmos à parte deste mundo, olhar como se fosse um filme passando à nossa frente e nós gostamos ou não gostamos do nosso objeto. Esquecemos que nós somos os atores desse mundo, somos nós os artistas principais, e cada um tem o seu lugar preferencial, não tem figurantes secundários neste mundo não. Todos nós somos insubstituíveis, porque ocupamos um lugar que é nosso. Se o mundo é bom, é porque nós estamos sendo bons, se nós começarmos acreditar… tantas famílias desunidas pelo ódio, pela inimizade, pela bebida, pela droga. Esse mundo é o do outro? Esse mundo é o nosso.

Vamos trazer para essa família que é a semente, que é o núcleo da humanidade; vamos fazer que esta família seja unida, seja amorosa, viva em paz. O que é que nós devemos fazer? O que cada um de nós está fazendo? Talvez uma boa pessoa como a mãe, que não consegue mais dialogar com seu filho, com sua filha, e acha que tem que confiar esse filho ou essa filha a uma entidade para que a eduque, ou que expulsa o filho ou a filha de casa porque cometeu um erro, seja ele de que ordem for, e já começa a destruir o mundo que nós somos.

Pescadores. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Pescadores. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Eu não só falei para jovens, estou falando para cada um de nós; e não existe juventude separado como uma coisa, uma gota de óleo na água, nós somos uma grande família, formada por crianças, jovens, adultos e idosos, cada um com a sua missão no tempo e no espaço;  com a sua experiência, com a sua esperança, uns sonham com uma coisa que vai acontecer, outros vivem da experiência acumulada  que poderia transmitir isso para  o seus filhos… E nós, já maduros, olhado-os com percepção e tristeza o mundo que construímos. Qual é o mundo que vamos deixar de esperança para o futuro? Nós que recebemos da mãe de deus, que é nossa mãe, nós temos dois modos que nos dará essa nossa promoção, pelo lado do pedido da ação de graças, às vezes até do milagre que compensa alguma coisa boa, de interessante na nossa vida; do lado do público, revivendo a mãe de Deus e que merece tanto esse público. O outro é o lado da imitação, do modelo, do viver, ou tentar viver pelo menos aquilo que essa mulher simples, jovem do povo, viveu, outra experiência, como então tomou Deus.

Se nós ouvirmos bem o trecho do evangelho, poderíamos ver que é uma coisa muito comum: é José, é Maria, é um anjo que aparece, é Isabel, são as pessoas do povo, e passa com uma naturalidade muito grande, é o anjo que saúda, Maria que não entende assombração, não fica assustada e, mais ainda, não entende a mensagem anunciada, mas isso acontece com todos nós.

Ofertório. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Ofertório. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Primeiro tem a necessidade de perceber o que Deus nos fala, pelos acontecimentos, pelas pessoas, pela sua própria palavra escrita que é a Biblia, lida editada pessoal  e em grupo comunitariamente, também pensando nisso a isso temos que acreditar, naquele que é a palavra, porque essa é a força da palavra de deus, ela pode ser cultuada, pode ser venerada, trazida em procissão, tudo isso faz parte de todo um contexto, mas muito mais do que isto, ela tem que ser meditada, e fecundada no coração de cada um. Essa é a parte já diferente da nossa ceara. Ela ouvia tua palavra, ela guardou esta palavra dentro dela em seu seio e acolheu com tal força que esta palavra se fez vida, se fez gente, com a força da palavra de Deus, nos é colhida da palavra da pessoa e faça-se a tua vontade, que nem sempre a nossa, a vontade de Deus é, certamente, o bem de cada um de nós, porque Deus é bom e só quer a bondade, Deus é pai e quer o melhor para o seu filho, e a sua filha, ele quer certamente o melhor, mas não é necessariamente aquilo que eu acho que é o melhor, este é que é o grande problema.

A dúvida a insegurança e a incerteza, faça-se a tua vontade. Na angustia na dor do Cristo, lá no horto das oliveiras, suando sangue, naquela aflição incrível se for possível faça.. mas faça-se a tua vontade. Isso só pode acontecer se nós tivermos esta palavra conosco, fortificando nosso espírito, fortificando nossa alma, guiando-nos pelos caminhos tortuosos escuros e difíceis da vida; ajudando-nos a descobrir talvez não ver com água, mas ter a certeza, a segurança de que Deus liberte  e portanto seja feita a sua vontade. Isto vem de uma leitura pessoal, vem da escuta vem é na ajuda fraterna. Nós temos a passagem lindíssima de Samuel que ouve o chamado de Deus e corre para Eli para perguntar: o Senhor me chamou? A terceira vez o velho Elias diz, é Deus que está te chamando, se ouvir esta voz de novo responda: eis-me aqui  senhor, eis-me aqui, ou seja, o jovem que não tinha intimidade com a palavra de Deus recorreu a um velho experiente e ele diz: é Deus que te chama. Esse sistema esse mecanismo é da nossa comunidade, nem sempre a gente escuta direito, nem sempre sabe que servir, vê o que está acontecendo, é a outra pessoa, ou as outras pessoas de bem e de paz e vou ajudar a descobrir essa vontade de deus, que repito: ela é boa, ela é justa, mas nem sempre é o que eu gostaria que fosse e ter a coragem de aceitar o desafio, ter a coragem, e eu imagino, nesse salto no escuro da virgem ao dizer sim  a uma coisa que ela não tinha a menor ideia como ia acontecer, isso também com a nossa vida.

Josemir, pescador de Remanso. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Josemir, pescador de Remanso. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

O mundo que nos desejamos, ou seja, mais humano, ele passa por essa internação do filho de Deus que é feito em nós e nos tornamos seus discípulos missionários, seus cordeiros, e seguimos suas pegadas, é ao mundo mais justo, porque pautável nos desígnios e nos critérios, nos valores deixados no reino que o Cristo nos deixou e portanto um mundo muito mais justo de paz. Se nos deixarmos que a palavra de Deus impregne, entregue nossa vida em nossos atos eu tenho certeza que nossa comunidade, quem sabe em cada um de nós, será mais humano mais fraterno. Maria nossa mãe, como todas as mães, nunca vai nos deixar-nos desamparados. Ela é e será sempre nossa intercessora, não somente nossa padroeira, nossa intercessora.

Sendo ela que estende a sua mão e nos cobre com o seu manto, ela como deus, fazem sempre a sua parte. E a nossa? De miradores, de seguidores, de discípulos, estaríamos ou estamos fazendo a nossa parte? Maria mãe e protetora está conosco, zela por nós, está à nossa frente muitas vezes, nos mostra o caminho e nos mostra aquele que é o caminho, a verdade e a vida. Nós que pensamos e dizemos que somos e  seus filhos e filhas, ou os que estamos à disposição  esperando este grande enviou. Eis-me aqui, Senhor, eis-me aqui, Senhora. Estamos dispostos a encarar o mundo com força, com carinho, com esperança porque esta terra é fértil, a semente é boa e Deus não nos desampara nunca. Amém.”

Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Maria Beatriz. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

A procissão em homenagem a Nossa Senhora do Rosário que acontece nesta quarta-feira, 30/10,  sairá das proximidades  Colégio Coronel Olímpio Campinho, na quadra 07, seguindo pelas ruas Epitácio da Silva, Antonio Dias de Castro, Arthur Castelo Branco, Theódulo Albuquerque, Av. Eunápio P. de Queiroz, Praça Manoel Firmo Ribeiro até chegar à Igreja Matriz.

Veja o quadro abaixo:

Roteiro da Procissão.

Procissão.

Vejam mais algumas fotos da última noite de novena:

Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Remansenses que moram em outras cidades.

Remansenses que moram em outras cidades.

Padre Benedito agradecendo a todos pelo sucesso da festa.

Padre Benedito agradecendo a todos pelo sucesso da festa.

D. José Geraldo recebendo homenagem pelos 10 anos na direção da Diocese.

D. José Geraldo recebendo homenagem pelos 10 anos na direção da Diocese.

Coroinha. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Coroinha. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

D. José Geraldo saúda Nossa Senhora do Rosário.

D. José Geraldo saúda Nossa Senhora do Rosário.

Lília Régis. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Lília Régis. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Anjinha. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Anjinha. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Ministros. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Ministros. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Ana Cristina, D. Maninha e  professora Terezinha.

Ana Cristina, D. Maninha e professora Terezinha.

Remansenses. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Remansenses. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Cláudia, Carolino e seu filho. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Cláudia, Carolino e seu filho. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Família remansense. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Família remansense. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Helder Moura e sua priminha. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Helder Moura e sua priminha. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Peixes ofertados pelos pescadores de Remanso. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Peixes ofertados pelos pescadores de Remanso. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Zolany Campinho. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Zolany Campinho. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Detinha e Luiz Celso Passos. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Detinha e Luiz Celso Passos. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Rafaella e Mara, Remanso.Net. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Rafaella e Mara, Remanso.Net. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

D. José Geraldo e padres de paróquias vizinhas. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

D. José Geraldo e padres de paróquias vizinhas. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Remansenses que moram em outras localidades. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Remansenses que moram em outras localidades. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Luciana Guimarães e Lígia. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Luciana Guimarães e Lígia. Último dia de Novena de Nossa Senhora do Rosário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s